O que é morfossintaxe?
A palavra pode ser classificada isoladamente, analisando apenas sua classe gramatical, ou pode ser estudada a partir da função que estabelece dentro da oração. Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática.Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
As unidades linguísticas e os níveis de análise
Para que seja possível analisar a construção de sentido em uma frase, tem-se os níveis de análises linguísticas, que constituem uma escala hierárquica gramatical ou uma escala de unidades linguísticas organizadas segundo graus de posição que seguem princípios construtivos da língua, fazendo com que as unidades se combinem formando níveis de construção cada vez mais complexos e de diferentes funcionalidades. Sendo assim, temos os seguintes níveis de análise:
MORFEMA – VOCÁBULO- SINTAGMA- FRASE- TEXTO
A menor unidade significativa da língua é o morfema, que se combina entre si para formar uma unidade superior, o vocábulo ou palavra, que se combina para formar o sintagma, que junto com outros sintagmas dá origem a frase que por fim, como maior unidade significativa e comunicativa da língua, que todo falante faz uso para comunicação, tem-se o texto.
Quais são as unidades linguísticas?
1-Morfema: é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Temos:
Morfema lexical ou lexema
Utilizado para nomear as três classes de palavras do inventário aberto da língua, nomeado por inventário aberto, pois, ocorre um crescimento continuo e teoricamente infinito de palavras com a função de nomear essa realidade extralingüística, são elas:
OBJETOS ------- SUBSTANTIVOS
QUALIDADES--------ADJETIVOS
AÇÕES ----------------- VERBOS
Morfema gramatical ou gramemas
Esses remetem ao mundo gramatical, ou seja, são restritos apenas a função de relacionar ou de estruturar palavras, fazendo parte então de um inventário fechado.
Quando compõem a estrutura de um vocábulo e sozinhos não exercem sentido, são chamados Gramemas Dependentes. São eles:
Sufixo (perfeitamente, capacidade)
• Afixos
Prefixo (imperfeito, incapaz)
• Vogal temática (a, as, o, os)
Nominais (gênero e número)
• Desinências
Verbais (modo, tempo, número e pessoa)
Quando compõem a estrutura de um vocábulo e sozinho, exercem sentido, chamamos de Gramemas Independentes, são eles:
• Artigos
• Pronomes
• Numerais
• Preposições
• Conjunções
• Advérbios
No vídeo abaixo temos a definição de cada gramema independente:
https://www.youtube.com/watch?v=S0gL1WNymt8
2- Vocábulo: O fato de dar um nome é precisamente o que significa etimologicamente um vocábulo, este que vem do latim vocare e quer dizer chamar ou dar um nome. Melhor dizendo, o vocábulo equivale a uma palavra.
Para referir a um conjunto de termos relacionados a um assunto, falamos de um vocabulário, ou seja, um conjunto de palavras especializadas em um tema que, por sua vez, fazem parte de um vocabulário geral.
As palavras são classificadas de acordo com o papel que possuem em uma oração. Isso é o que conhecemos como classificação sintática. Na linguagem existem vários vocábulos que são substantivos, outros que são pronomes, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções e interjeições.
3- Sintagma: O termo “sintagma” designa uma sequência hierarquizada de elementos linguísticos, que compõem uma unidade na sentença. Vale destacar que, em função do tipo de unidade que os constitui, os sintagmas denominam-se:
• Sintagma Nominal- onde o núcleo é o nome;
• Sintagma Verbal- onde o núcleo é o verbo;
• Sintagma Adjetival¬ -onde o núcleo é o adjetivo;
• Sintagma Adverbial – onde o núcleo é o advérbio e seus modificadores;
• Sintagma Preposicional – onde o núcleo é constituído por locução prepositiva.
Um vídeo para ajudar a entender melhor o sintagma:
https://www.youtube.com/watch?v=AJPPNmizzpI
https://www.youtube.com/watch?v=BiJlo3o2f50
4- Frase: é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita:
Ideias Emoções Ordens Apelos
A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.
Exemplos:
O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.
Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal.
Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu fim. A entoação pode vir acompanhada por gestos, expressões do rosto, do olhar, além de ser complementada pela situação em que o falante se encontra. Esses fatos contribuem para que frequentemente surjam frases muito simples, formadas por apenas uma palavra. Observe:
Rua!
Ai!
Essas palavras, dotadas de entoação própria, e acompanhadas de gestos peculiares, são suficientes para satisfazer suas necessidades expressivas.
Na língua escrita, a entoação é representada pelos sinais de pontuação, os quais procuram sugerir a melodia frasal. Desaparecendo a situação viva, o contexto é fornecido pelo próprio texto, o que acaba tornando necessário que as frases escritas sejam linguisticamente mais completas. Essa maior complexidade linguística leva a frase a obedecer às regras gerais da língua. Portanto, a organização e a ordenação dos elementos formadores da frase devem seguir os padrões da língua.
5- Texto: é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
Em artes gráficas, o texto é a matéria escrita, por oposição a toda a parte iconográfica (ilustrações e outros elementos). É a parte principal do livro, revista ou periódico, constituída por composição maciça, desprovida de títulos, subtítulos, epígrafes, fórmulas, tabelas, etc.
Um texto pode ser codificado, sendo formado de acordo com um código determinado impeditivo da sua leitura direta.
Um texto tem tamanho variável e deve ser escrito com coesão e coerência. Pode ser classificado como literário e não-literário.
Os textos literários apresentam uma função estética. Geralmente são escritos em linguagem expressiva e poética, com o objetivo de atrair o interesse e emocionar o leitor. O autor segue um determinado estilo e usa as palavras de forma harmoniosa para expressar as suas ideias. Há uma predominância da função poética e da linguagem conotativa (subjetiva). São exemplos de textos literários: romances, poesias, contos, novelas, textos sagrados, etc.
Os textos não-literários possuem função utilitária ao informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva. São textos informativos sem preocupação estética. Há uma predominância da função referencial e da linguagem denotativa (objetiva). São exemplos de textos não-literários: notícias e reportagens jornalísticas, textos científicos e didáticos, etc.
Resumo do conteúdo em video aula:
https://www.youtube.com/watch?v=sqH2GyWIhow
grupo: Lidiane, Luana, Wallison e Yasmin
Bibliografia:
http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-morfossintaxe.htm
http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-morfema.htm
https://conceitos.com/vocabulo/
http://www.infoescola.com/portugues/sintagma/
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint1.php
Muito interessante o post do grupo de vocês e amei o resumo em vídeo aula. Deixa menos denso todo esse conteúdo. Gosto muito dos vídeos do Descomplica, mas na minha humilde opinião, a explicação da professora ficou muito cansativa (Ilka always on my mind kkk). Já o resumo de vocês, mora no coração da Hermengarda Boladona <3 Suuper explicadinho <3
ResponderExcluir(Alanis, Guilherme, Matheus Faria e Vanessa).
Ótimo resumo! Um assunto como este, não daria para resumi-lo em menos palavras. A quantidade de fontes que vocês nos deixaram aqui realmente é de grande valor para que precisar aprofundar-se mais assunto!!!
ResponderExcluirSucesso a todos!
Grupo: Morphosintax learners (Assis, Eliézer, Humberto, Leandro e Leonardo)